quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Artrose






Dentre as várias doenças que acometem as pessoas mais idosas, uma das mais comuns e, também, mais visíveis, é a artrose ou osteoartrose. É com pesar que vemos mãos e pés de avós e pessoas mais velhas se “entortando”. Nesses casos, sapatos normais não podem mais ser usados, pois simplesmente não se ajustam mais aos pés, ou não comportam mais os dedos. Mas, apesar dos problemas, senhoras às vezes insistem em usar, por vaidade, calçados que não são anatômicos nem para jovens, o que acaba por piorar as dores e a própria doença. Esta é só mais uma das coisas que perdemos quando vamos envelhecendo. E a aparência de um idoso não é algo apreciado no mundo ocidental, talvez seja também por isso que tanto tememos envelhecer e tanto tentamos reverter sintomas, seja com cirurgias, seja com maquiagem, seja com produtos químicos.


Mas, voltando a artrose, no que exatamente ela consiste?
Trata-se de uma doença que acomete as articulações, ou seja, a destruição da cartilagem articular acontece com mais freqüência e intensidade que a reposição desta. O esquema ao lado ilustra bem o estado da articulação com artrose, retirado de http://www.osteoartrose.com.br/os_conceito.php
A deposição de cartilagem está associada a algumas substâncias, dentre elas os fatores de crescimento e os fatores oncogenes, já a degradação está ligada a metaloproteinases da matriz (MMP’s)  e a citocinas proinflamatórias. Vamos por partes:


Degradação

 


Metaloproteinases da matriz (MMP’s)
É um grupo de enzimas extremamente comum e imprescindível para vários processos metabólicos normais, e utilizam o zinco para sua atividade proteolítica. Dentre as principais no que diz respeito a cartilagens, a colagenase, a gelatinase e a estromelisina-1 interagem com os seus componentes e estão associadas a sua degradação. Normalmente, são secretadas pelos condrócitos e células sinoviais, e, quando ativadas, induzem a ativação de inibidores de MMP’s derivados do plasma. Mas quando ocorre osteoartrose, a liberação de MMP’s não é seguida pelo aumento de seus inibidores, o que caracteriza a degradação da cartilagem.A imagem ao lado, retirada de http://www.osteoartrose.com.br/os_papel.php, mostra a ação das MMP's.
Citocinas
Interleucina-1
Associadas ao processo inflamatório, inibem a produção de colágeno II e proteoglicanos (compostos fundamentais da matriz cartilaginosa), além de desestimular a reparação do tecido.  
Síntese
Fatores de crescimento
Diretamente relacionada ao GH, hormônio do crescimento e relacionado ao reparo dos tecidos.fatores
O GH também estimula a síntese e liberação de somatomedinas, que medeiam a reparação dos condrócitos, além de aumentar a liberação de agonistas de receptores da interleucina-1, que inibem a ação dessa citocina, estimulando a síntese de cartilagem.
O estudo desses fatores causadores da artrose é de extrema importância, pois é um dos pilares que compõem a possível causa dessa doença, não totalmente desvendada ainda. Torçamos para que, em breve, seja possível diagnosticar precocemente e tratar tal enfermidade, que causa tantas dores e, pior que isso, pode causar o impedimento a diversos tipos de trabalhos manuais, por deformidade das mãos. Para um portador dessa doença, perder a capacidade de fazer trabalhos que estiveram relacionados diretamente ao dia a dia da pessoa, no caso de artesãos, músicos, pintores e até mesmo cirurgiões, dentre outros, pode ser um fator de problemas emocionais e até mesmo depressão, como se não bastassem já os diversos motivos para os problemas psicológicos e emocionais na 3ª idade.




Referências:

Postado por: Monique M. C. D. Oliveira

Um comentário: