domingo, 15 de novembro de 2009

Arteriosclerose no envelhecimento

A arteriosclerose é uma doença crônica caracterizada pelo depósito de gordura, cálcio, e outros elementos na parede das artérias. Como conseqüência desse processo, acontece uma redução do calibre das artérias afetadas, uma redução da flexibilidade destas e um déficit sanguíneo aos tecidos irrigados por elas.
O início da doença se dá quando monócitos, células brancas do organismo com apenas um núcleo, depositam-se nas paredes arteriais e começam a acumular gordura, formando as placas ateroscleróticas características da arteriosclerose.
Essa doença provoca uma irregularidade nas paredes das artérias afetadas, havendo, assim, uma predisposição à coagulação sanguínea nesse local, que, caso ocorra, pode levar a uma oclusão arterial aguda. A oclusão dessas artérias impede que o sangue trazido chegue aos tecidos nutridos por elas, fazendo com que estes tecidos sofram isquemia, ou seja, sofram de falta de oxigênio, e entrem, desse modo, em um processo de necrose.
A arteriosclerose normalmente afeta várias artérias no organismo, e o estado de saúde de cada indivíduo vai depender de que artéria foi afetada. O bloqueio de artérias coronárias pode, por exemplo, causar um enfarte. Pode-se haver dores ao andar, caso sejam afetadas artérias femorais ou ilíacas, e também pode-se ter um derrame caso se afetem as artérias carótidas.
Ela é uma doença de desenvolvimento lento e progressivo, começa nos primeiros anos de vida, e somente no adulto é que ela se manifesta. Caracteriza-se por ser uma doença que afeta principalmente homens dos 50 aos 70 anos, sendo que altos níveis de gordura circulante, principalmente o colesterol, são preponderantes para o desenvolvimento dessa doença.

http://www.conhecersaude.com/idosos/3052-Arteriosclerose.html
 
Postado Por: Lucas Reis

Um comentário:

  1. Lucas, acho q tem uma diferençazinha entre aterosclerose e arteriosclerose. Vc parece q misturou um pouco os dois termos aí. Se não, tá certo. Explica um pouquimho mais esse processo inflamatório ae, e coloca um vídeo didático, vai ficar legal.

    ResponderExcluir