sábado, 5 de dezembro de 2009

Doença de Alzheimer


Alois Alzheimer

Caracterizada pelo neuropatologista alemão Alois Alzheimer em 1907, a doença que então leva seu nome, Doença de Alzheimer (DA), é um distúrbio neurodegenerativo progressivo e irreversível, que causa perda da memória e outros distúrbios cognitivos. “A DA é a causa mais comum de demência em idosos, acometendo de 1% a pouco mais de 6% da população a partir dos 65 anos e atingindo valores de prevalência superiores a 50% em indivíduos com 95 anos ou mais. No Brasil, os dados epidemiológicos são semelhantes. Em pesquisa feita em Catanduva (SP), 7,1% das pessoas com 65 anos ou mais apresentavam demência, sendo que DA foi diagnosticada em 55,1% desses casos (VILELA, 2006)”. Clarice Cristina da Silva Melo – http://www.webartigos.com/articles/3371/1/doena-de-alzheimer-aspectos-fisiopatolgicos-e-epidemiolgicos/pagina1.html
No cérebro de pacientes com DA observa-se atrofia cortical difusa, grande número de placas senis e novelos neurofibrilares, degenerações grânulo-vacuolares e a perda neuronal excessiva característica. Nota-se também um acúmulo da proteína -amilóide nas placas senis e da microtubulina tau nos novelos neurofibrilares. É cogitada a idéia de que a concentração de placas senis esteja correlacionada ao grau de demência nos indivíduos com DA.. Demência que, ao meu ver, figura como o grande terror da maioria das pessoas devido ao grau de dependência na realização de atividades simples cotidianas, como cuidar da própria higiene, que tal estado muitas das vezes impõe. Transtornos da transmissão da acetilcolina e acetiltransferases ocorrem freqüentemente nos indivíduos afetados.



É consenso que o fator genético é predominante na DA. Foram apontados também como agentes etiológicos, a toxidade a agentes infecciosos, ao alumínio, a radicais livres de oxigênio, a aminoácidos neurotóxicos e a ocorrência de danos em microtúbulos e proteínas associadas. Todos esses fatores podem causar dano direto no material genético, causando mutações.


Fontes:
http://www.vicnet.com.br/starfire/sobrac/9.html
http://www.webartigos.com/articles/3371/1/doena-de-alzheimer-aspectos-fisiopatolgicos-e-epidemiolgicos/pagina1.html
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44461999000600003&lang=pt

Postado por: Pedro Rafael

Nenhum comentário:

Postar um comentário