segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Nossa proposta

O envelhecimento, inerente ao ser humano, está cada vez mais em voga devido às mudanças socioculturais sofridas pelas sociedades atuais. Um dos reflexos disso é a tendência à inversão das pirâmides etárias de vários países do mundo. Um dado que corrobora tal situação é o divulgado pela ONU em 11 de abril de 2007 que expunha a previsão de que as pessoas com mais de 60 anos representarão 32% da população mundial em 2050 e superarão pela primeira vez na história o número de crianças.

Costuma-se definir envelhecimento como um processo progressivo do declínio das capacidades física e mental, incluindo o aparecimento de doenças crônicas. Sendo assim, vários estudos são realizados visando minimizar os efeitos patológicos do envelhecimento e aumentar a qualidade de vida do idoso.

Nosso grupo, portanto, pretende abordar alguns aspectos que permeiam o processo do envelhecimento:

*A nível biológico, trataremos do envelhecimento celular, da influência dos exercícios físicos, das alterações sofridas pelos processos bioquímicos (produção de radicais livres ao longo da vida, a ação de neurotransmissores e a influência das vitaminas e de outros nutrientes presentes nos alimentos), de doenças relacionadas à velhice como osteoporose, mal de Parkinson, mal de Alzheimer, aterosclerose, entre outros. E os fatores evolucionistas e genéticos, como os envolvidos no caso da progeria, doença devastadora que ocorre devido à mutação de um único gene capaz de provocar envelhecimento precoce. Ainda sobre fatores genéticos discorreremos a respeito do papel da telomerase, enzima responsável por problemas associados à velhice.

*A nível psico-social, o grupo pretende demonstrar como as pessoas encaram o fato de envelhecer e os problemas advindos desse processo. A depressão, por exemplo, quadro recorrente na população mais velha, decorre de fatos cotidianos como problemas familiares (stress), o aparecimento de rugas, relacionadas ao colágeno, o desenvolvimento de algumas enfermidades, a menopausa característica das mulheres que ocorre com a diminuição da síntese de determinado hormônio. Abordar a impotência sexual correlacionando a processos bioquímicos como o papel do óxido nítrico e seus tratamentos. Ressaltar o papel que a estética exerce junto ao envelhecimento, buscando apagar as indesejadas ‘marcas do tempo’ e apresentar sempre uma aparência de jovialidade, tudo isso por meio das inovações cirúrgicas como a aplicação de botox, dentre outros métodos que serão abordados.

Por fim, o grupo pretende veicular de maneira clara e eficiente, as suas propostas dando enfoque aos aspectos bioquímicos tendo em vista a esclarecer dúvidas diretamente relacionadas aos problemas e necessidades da sociedade como um todo.